terça-feira, 29 de outubro de 2013

NEL CÂNDIDO - COMO POSSO SER POETA SE O TEMPO...


 

COMO POSSO SER POETA SE O TEMPO...

NEL CÂNDIDO

Como posso ser poeta se o tempo
Necessário ao exercício de mi'a arte
Não o tenho - faz-se sempre partilhado
C'os labores que a mim são exigidos?

Quando a musa bela chega a visitar-me,
Inspirando-me o mais perfeito verso,
Cesso a escrita e com ela cessa o engenho.
Magoada, leva a minha inspiração.

Os poetas de outrora (penso eu),
Que as mais belas poesias redigiram,
Deixariam porventura seus ofícios
E à cotidiana ação se entregariam?

Posso eu submeter da arte as Musas
Ao intervalo das mi'as muitas ações,
Obrigando-as a servirem-me apenas
No cansaço, quando cessa-me o labor?

Tantas vezes companheiras se fizeram,
Junto a mim permanecendo todo o dia,
Ao ouvido me soprando as palavras
Tão perfeitas, que unidas eram versos.

Sem poder eternizá-las no papel - 
Suave brisa - dissiparam-se no ar
P'ra - quem sabe? - outro poeta as ouvirem
E colher o que eu não pude atentar.

Dedicar-se unicamente à sua arte
Deveria o que tem alma de artista,
Para o mundo enriquecer com a Beleza,
Que é centelha da divina Criação.

E enquanto o poeta - e todo artista - 
É envolvido pelo turbilhão do mundo,
Toda a humanidade aos poucos se empobrece
Pelas obras que a arte não criou.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário