domingo, 14 de fevereiro de 2016

LÚCIO MORIGI - PORQUE VOCÊ NÃO SABE ERRAR




PORQUE VOCÊ NÃO SABE ERRAR

LÚCIO MORIGI

Duvido que Péricles se emocionou assim,
Ao contemplar sua Acrópole finda.
Em ruínas, agora se expõe a mim
Mística, mágica, imponente e linda.

Sentei-me numa pedra que perto jaz.
A pensar sobre o belo, chorei, confesso.
Eis que se apresenta formoso rapaz.
Teria Adônis do Olimpo egresso?

Com uma voz que soava ternura, 
Disse-me uma coisa libertadora.
Fiquei tão leve que fui às alturas.
Senti passar no passado a vassoura.

- Mais sabe da beleza externa
Quem sabe da beleza interior.
Tudo o que faz ou fez noutra era,
É e foi belo, mais que um primor.

Você que perde seu tempo raro
A se culpar e a se criticar,
Pois saiba que nunca errou, meu caro. 
O ser humano não sabe errar.

E o belo rapaz continuou:
- O homem nunca escolhe o pior. 
Acredite, você nunca errou.
Você sempre escolheu o melhor.

Noutros termos, foi feito o melhor,
Dentro da sua possibilidade.
Não no ideal que imaginou.
É que é grande o orgulho e a vaidade.

Se sempre escolheu o melhor,
Então, deixe ir o seu passado.
Seja lá a situação que for,
Fique sempre, sempre do seu lado.

Ao se culpar você diz o seguinte:
Que é impotente, que é menos e incapaz.
Se dos outros você é só ouvinte,
São eles que lhe dirigem, rapaz.

É colega, você nunca errou, 
Muito embora assim não acredite.
Como o filho que no exame ficou,
Por acaso ele errou? Você admite?

Ante à infinita bondade divina,
Você ainda está nos primeiros passos,
E não passa de uma criancinha.
Como é possível obter fracassos?

Jamais se arrependa do que está feito.
De outra forma não havia condição.
O que houve ou o que fez foi perfeito
Para seu estágio de evolução.

Aquele que se prende no passado,
Fica lá e como quer que o resto flua?
Transforme-o no bem, restando ao seu lado.
É que o bem libera e o mal segura.

Nós só fazemos o que nos convém.
Se era errado, então Deus foi negligente?
Tudo fazemos em função do bem.
É Deus fazendo através da gente.

Dê-se toda a importância possível. 
Valorize todos os atos seus.
Acontecerá, então, algo incrível:
Sentir-se-a em sintonia com Deus.

E se acaso a dúvida surgir,
Lembre-se: você é seu melhor guia.
Comece desde já a se ouvir.
Eu proponho a seguinte poesia:

"Só eu sei o que é melhor pra mim.
Eu me aceito incondicionalmente.
Só eu posso me fazer feliz.
Estarei comigo eternamente.

Tudo está correto em minha vida.
Eu sou perfeito do jeito que sou.
Só posso fazer a parte sabida.
Ao fazer-me a Vida acertou.

Eu me aceito e a Vida me aprova,
E eu fui feito para ser feliz.
A minha vida sempre se renova.
É certo o que faço, farei e fiz".

Quanto mais você se apoiar
E relevar a opinião alheia,
Mais descobre a alegria de estar,
De harmonia a vida é mais cheia.

Quando você se apoia e se aceita,
Veja o que está por trás dessa atitude.
É você dizendo: a Vida é perfeita.
'Stá em pleno caminho da plenitude.

E antes que o jovem partisse, pedi
Se ele havia feito filosofia.
- Quando andei pela Grécia não escrevi, 
Mas Platão registrou tudo com maestria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário