domingo, 3 de maio de 2015

OLEGÁRIO MARIANO - EVOCAÇÃO




EVOCAÇÃO

OLEGÁRIO MARIANO

Eu direi o teu nome, ó minha Mãe, às águas livres
Do rio que me acalentava a infância inquieta:
E o rio aumentará o volume das águas
Que os rios também choram quando sofrem.

Eu direi o teu nome às ruínas da nossa casa
Onde espalhaste o bem da tua misericórdia:
E ouvirei repetida em cada pedra do caminho
A aleluia cristã do teu nome sonoro.

Eu direi o teu nome à igreja humilde e pequenina
Do nosso bairro pobre e o sino compassado
Teu nome levará além do céu sem raias
Nas asas ágeis das andorinhas viajeiras.

Eu direi o teu nome às barcaças que levavam
Os pretos cativos e do fundo delas
Surgirão, um a um, os vultos desgraçados
Arrastando-se de joelhos para beijar-me as mãos.
  
Eu direi o teu nome às árvores, às casas,
A tudo que deu alma e vida e sonho à nossa vida:
E quando voltar, sentirei minh'alma aliviada
Do peso dessa dor que vem da tua falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário